A suspensão é o sistema responsável pela estabilização de impactos com o solo. É formado por um conjunto de peças, encarregados de manter as quatro rodas no solo e de proporcionar desempenho e estabilidade para o veículo. Ela atua com o auxílio dos pivôs, da coluna de direção, no movimento de sobe e desce permitindo ângulo de oscilação do braço em conjunto com as barras estabilizadoras, bandejas, terminais de direção, que promovem a ligação entre uma coluna a outra.
As articulações de movimento, são feitas através de buchas, embuchamentos, rolamentos, kits e coxins do amortecedor, molas, entre outros.
O que é o Alinhamento ou Geometria:
É um processo cujo intuito é fazer o ajuste dos ângulos das rodas do veículo, de modo que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.
Causas do Desalinhamento:
É normal que a geometria da direção e o eixo dos pneus se alterem com o uso diário do automóvel. Mesmo que não dê conta imediatamente, com o tempo, o carro fica mais difícil de manobrar. Estes são alguns dos fatores que prejudicam o alinhamento da direção:
Estacionar em passeios: Subir e descer passeios para estacionar é uma das coisas que mais contribui para as rodas saírem do seu eixo e desalinhar a direção;
Bater em buracos ou bordas na estrada: Deve verificar a direção caso tenha batido num buraco, na beira da estrada ou depois de um acidente;
Desgaste da suspensão: Com o passar do tempo e o avanço da quilometragem, irão criar desgastes e folgas na suspensão, provocando assim o comprometimento das medidas geométricas.
Carga do veículo: Se a carga do veículo for acima do recomendado para o respetivo modelo, estará forçando o automóvel. Isto provocará alterações nos ângulos originais, como: Cambagem, convergência, divergência e Cáster. Tanto no eixo dianteiro como no eixo traseiro, sendo necessário a intervenção técnica para corrigir, para evitar a perda de estabilidade do veículo, o desconforto ao dirigir, desgaste de pneus irregulares, dentre outras peças.
Quando alinhar a direção
É recomendável alinhar a direção uma vez por ano ou a cada 10.000 km em média. Porém caso colidir em buracos, guias pedras entre outros, deverá procurar uma oficina, antes que prejudique outras peças ou comprometa a sua segurança. Deve também alinhar a direção antes deste período se notar os seguintes sinais:
O volante não está centrado, tem a sensação de que o volante está “torto”;
Os pneus têm um desgaste irregular no ombro;
depois de fazer uma curva, a direção não volta com facilidade à posição inicial;
O automóvel foge para um lado, mesmo a uma velocidade constante em pista plana;
O automóvel desvia-se para um lado ao acelerar e para outro quando freia;
Tem de fazer um esforço extra para virar o carro;
Cantando pneus em curvas;
Maior consumo de combustível, devido ao arraste.
O que é balanceamento?
O balanceamento, é o equilíbrio de peso do centro de massa da circunferência do conjunto roda e pneu quando em giro. Com o desgaste do pneu através de sua utilização, existe uma perda de material não proporcional, ocasionando o desequilíbrio de peso. Consequentemente, trará vibração e ao volante e desconforto em determinadas velocidades em que o veículo estiver submetido.
Executar o balanceamento de rodas, consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda. Feito com a instalação de um contrapeso (chumbo) fixado no aro da roda, utilizado para compensar este desequilíbrio. Desta forma, o balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações ao veículo.
SAIBA MAIS SOBRE AMORTECEDORES Qual é a função dos amortecedores?
O amortecedor possui três funções básicas distintas:
Manter o contato dos pneus com o solo,
Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas,
Proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.
Os amortecedores são um dos muitos elementos da segurança do seu veículo. Proporcionam ao seu automóvel uma maior aderência e contribuem para a sua proteção e comodidade ao volante.
Os amortecedores desgastam-se progressivamente com o uso. De uma forma geral, os condutores não se dão conta do seu desgaste no curto prazo (é um desgaste silencioso) e vão-se habituando à perda de eficácia gradual. Contudo, este é um componente fundamental na segurança rodoviária, pelo que se torna imperativo o seu controle periodicamente. Em caso de desgaste acentuado, é recomendável trocar os amortecedores.
Para que se compreenda melhor a importância do desgaste dos amortecedores, damos um exemplo concreto: a uma velocidade de 50 km/h, a distância de frenagem do veículo com os amortecedores em mau estado pode aumentar até 2,6 metros.
Sinais do mau funcionamento dos amortecedores
Um amortecedor em mal estado, contribui para que surjam alterações no modo habitual como dirige. Entre os principais sintomas, destacamos:
Mudança na trajetória, com ventos laterais a determinadas velocidades,
Desgaste dos pneus de forme irregular,
Maior distância percorrida nas frenagens,
Comportamento imprevisível em freadas bruscas,
Barulhos, ressaltos, rangidos, derrapagens e imprevistos,
Aumento do desgaste dos rolamentos, molas de suspensão e pneus (muitas vezes até quando as rodas estão alinhadas corretamente);
Vazamento de óleo no exterior do amortecedor;
Desconforto ao condutor e passageiros (sobretudo em viagens mais longas),
Perda da constância em curvas,
Redução do contato entre o pneu e o solo, descontrolando a trajetória.
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