Motor é o nome dado para o equipamento responsável por transformar energia em movimento. No caso dos veículos, o motor é denominado “de combustão interna”, pois transforma a queima de combustíveis em movimento. Foi projetado em 1876 por Nikolaus August Otto, daí o nome “Motor Otto”.
Existem alguns cuidados para manter o funcionamento do motor em boas condições e prolongar a sua vida útil, como a troca do lubrificante no período correto e com o tipo adequado para cada motor, através da recomendação do fabricante. Outro ponto importante, é cuidar da manutenção da refrigeração do motor, pois este em caso de defeito poderá danificar o motor em ocorrências mais graves, até mesmo travar o seu funcionamento.
Portanto, é de suma importância executar todas as manutenções orientadas pelo fabricante do veículo, através do manual.
Precisa Trocar a Correia de Distribuição?
Ouve barulhos vindos do motor, como “estalos”, apitos, rangidos, roncos ou está cantando na partida?
Sente que o seu carro está consumindo muito combustível?
Existe um excesso de vibração ao conduzir?
O carro apresenta pior desempenho do que o habitual?
Estas alterações podem indicar problemas vindos do motor e devem ser sempre revisadas ao serem notados.
O que são essas correias?
As correias de distribuição ou dentadas são cintas constituídas por material flexível, geralmente feitas com camadas de lona têxteis e borracha vulcanizada. As correias de serviços ou correias em V e correias Poly-V (Mult-V) são semelhantes, porém diferenciadas em sua construção e servem para mover outros tipos de componentes do motor.
Como funcionam no motor
De uma forma geral elas são responsáveis por transmitir a força de um componente e seus movimentos para outros componentes como engrenagens e afins, utilizando polias, tensores para o seu perfeito funcionamento de transportar força de giro. No caso da correia de distribuição ou (correia dentada) liga o comando de válvulas ao virabrequim, permite que as explosões de queima de combustível, movimentem o veículo. Elas também movimentam na maioria dos veículos a bomba d’água, ficando também responsável por garantir a circulação de água por dentro do motor.
Quando devo trocar a correia de distribuição?
No manual do fabricante do veículo, para os veículos que utilizam a correia de distribuição, existe uma recomendação da troca da correia preventivamente, que pode ser por tempo ou por quilômetros rodados, se baseando sempre no que vier vencer primeiro. Muitas vezes se olharmos para a correia de distribuição não iremos perceber se é necessário à sua troca ou não, pois os cordonéis têxteis que compõe elas internamente, só podem ser avaliados através de raio-x, e se eles estiverem danificados mesmo que a correia esteja com boa aparência, a mesma poderia romper, por este motivo troca-se preventivamente de acordo com o manual. Neste caso onde haja o rompimento da correia de distribuição, ocasionará um custo alto para o devido reparo, pois irá danificar o cabeçote do motor, podendo empenar as válvulas entre outros danos.
Quando falamos em trocar a correia de distribuição, é importante lembrar que não falamos só da correia em si. É boa prática usar todo um kit de substituição que inclui não só a correia, mas também a Polia de desvio, os tensores e a bomba de água.
Conselhos Correia de Distribuição Atenção!
Se comprar um automóvel usado com 60.000 quilómetros ou mais, considere substituir a correia de distribuição. Como não tem forma de garantir se o dono anterior substituiu este componente ou não, é melhor não arriscar e investir na prevenção do motor.
Correia de Distribuição ou Corrente de Distribuição?
Apesar de terem nomes parecidos e a mesma função, não são a mesma coisa. Há algumas vantagens nas correias de distribuição face às correntes. Por outro lado, as correntes conseguem ser mais precisas e têm mais durabilidade porque são fabricadas em metal. A maioria dos fabricantes recomenda mudar a corrente entre os 100.000 e os 120.000 kms, embora algumas marcas indiquem prazos superiores. Quando chegam ao fim da sua vida útil, quase sempre causam ruídos perceptíveis para o condutor o que contribui para que o desgaste não passe despercebido tão facilmente.
Correia Trapezoidal ou Correia em V e Poly-V
Os dentes das correias em V têm um formato trapezoidal que se encaixam nos canais da polia do tensor, o que contribui para movimentos precisos e uma maior estabilidade. Usam um revestimento resistente e muito durável, à base de borracha e fibras. Por isso, a correia trapezoidal cede pouco ao desgaste, não requer lubrificação e é muito silenciosa. Elas são responsáveis pelo acionamento de diversos componentes do motor, como bomba d’agua, alternador, compressor do ar condicionado e direção hidráulica. A correia Poly-v é maior e aciona múltiplos equipamentos do motor ao mesmo tempo. A sua substituição se dá preventivamente por km e data de fabricação, a qual por data é recomendado trocar preventivo com 6 anos, mesmo sem atingir o limite de km. Ao ser substituída deve-se trocar em conjunto as polias e tensores que trabalham em conjunto.
Precisa Trocar Embreagem?
- Sente dificuldade: em cambiar as velocidades enquanto conduz; - Percebe vibração: ao acionar o pedal de embreagem e solta-lo; - O pedal da embreagem: está duro ou alto demais; - Percebe o motor em aceleração: e o veículo sem força, pode estar patinando; - Procure uma oficina: para fazer um check-up e diagnóstico da situação e se necessário proceder à substituição da embreagem; - Pedal da embreagem muito baixo ou com folga: Isto é um sinal de desgaste no pedal da embreagem ou do atuador hidráulico de pedal (quando aplicável). - Embreagem faz ruídos. Outro sinal da embreagem avariada ou queimada é ouvir ruídos anormais, sobretudo quando muda de velocidade ou nas subidas. Geralmente, vai notar também um cheiro de metal queimado é o disco da embreagem superaquecido, podendo até fumacear; - Substituindo os vários elementos: que compõem o sistema de embreagem (kit de embreagem, bombas hidráulicas de acionamento, volante de motor, atuador de pedal, atuador do câmbio, luva, guia etc.) Diagnóstico e orçamento grátis: O diagnóstico da embreagem do seu veículo não implica qualquer compromisso da sua parte. Fornecemos todas as explicações necessárias sobre a sua manutenção e revisão para que possa decidir se deve ou não substituir a embreagem. Depois do nosso check-up: saberá o diagnóstico correto e voltará a conduzir em segurança. Qualidade das peças: trabalhamos com os maiores fabricantes de kits de embreagem como, por exemplo, Luk, Sachs e Valeo. Todas as nossas peças possuem garantia e o serviço também.
Em caso de problemas ou dúvidas: sobre o funcionamento correto da embreagem, dirija-se até nossa Oficina.
A embreagem faz parte do sistema de transmissão do veículo, e é responsável por transferir a força para a caixa de câmbio, é composta em geral por três peças principais: disco, platô e rolamento. Não só serve para mudar de velocidade enquanto conduz, mas também para transmitir a potência do motor para as rodas.
Quando é preciso trocar a embreagem?
A vida útil média de uma embreagem é de 100.000 km. No entanto, é possível desgastá-la muito mais rápido se tiver um estilo de condução “agressivo” e exigir demasiadamente do motor do seu carro nas trocas, puxar uma carga excessiva, força-la em subidas ou rampas, descansar o pé no pedal ao dirigir etc. O sistema de embreagem é constituído por várias peças mecânicas que se desgastam ao longo do tempo e dos quilómetros. Alguns hábitos podem ajudar a causar um desgaste prematuro e severo ao sistema.
Os fatores que mais provocam desgaste na embreagem são os seguintes:
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- Conduzir em horas de muito trânsito no “para-arranca”;
- Sobrecarregar o veículo;
- Arrancar bruscamente em subidas;
- Usar reboques, caravanas ou atrelados, puxar outro veículo ou peso;
- Reduções bruscas de velocidade;
- Engatar marchas altas com velocidades baixas;
- Descansar o pé no pedal da embraiagem ao dirigir;
- Pressionar o pedal quando o carro está parado.
- Não controlar bem em rampas ou subida;
- Forçar demais principalmente ao sair em subidas e com carga, pode queimar a embreagem:
SISTEMA DE ESCAPAMENTOS/CATALISADORES OU EXAUSTÃO
O sistema de exaustão de um veículo é o principal responsável pela remoção dos gases provenientes da queima do motor que foram gerados no momento da combustão. Atualmente, todos os sistemas de exaustão possuem um conversor catalítico que ajuda a suprimir os gases e controlar as emissões poluentes na atmosfera. Esse sistema é composto por tubulações que saem do coletor de escape até o cano de saída dos gases, que geralmente localizam-se na traseira do veículo. Essas tubulações ficam suspensas abaixo do assoalho do veículo, fixadas por borrachas e molas que sustentam a estrutura.
O sistema de exaustão é submetido a provas exigentes resultantes do funcionamento do automóvel, tais como:
Mudanças frequentes de temperatura do motor
Temperaturas elevadas do mesmo
Corrosão interna causada pela acidez dos resíduos gasosos
Corrosão externa provocada pela água e sal
Combustíveis de má qualidade, etc...
Por estes motivos, a manutenção do sistema de escape deve ser objeto de atenção particular da parte dos condutores.
Como funciona o sistema de arrefecimento do seu carro?
A partir do momento em que é dada a partida no motor, uma série de processos acontecem para que ele comece a funcionar. Com tantas explosões decorrentes da queima do combustível que dá “movimento” ao motor, as temperaturas nessa parte no veículo são altíssimas. Para que nenhum componente derreta e comprometa o funcionamento do automóvel, o sistema de arrefecimento entra em ação.
Para evitar que problemas relacionados ao sistema de arrefecimento e seus demais componentes afetem a saúde do motor, é necessário estar com as manutenções em dia. A preventiva neste caso é de extrema importância, para manter o bom funcionamento do automóvel e não danificar o motor por superaquecimento. Evitando que seu veículo entre em pane durante trajetos e que não comprometa severamente o motor, o qual ocasionaria alto custo de reparação, devido aos danos.
Tais recomendações de manutenções devem seguir rigorosamente o descritivo do manual do fabricante do veículo, quanto ao tipo de verificação e manutenção desse sistema.
VOCÊ SABE PARA QUE SERVE O FLUÍDO ARREFECEDOR?
Basicamente o líquido de arrefecimento protege todo o sistema contra corrosões (bloco, cabeçote, bomba d’água, válvula termostática, mangueiras, conexões e etc) e, além disso, aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da solução, dentro do sistema que é pressurizado.
A utilização do líquido de arrefecimento deve ser de marca indicada pelo fabricante, e na proporção água desmineralizada e aditivo. A utilização de outro tipo de líquido não recomendado como água de torneira, água de chuva, sem aditivo em quantidade fora de especificação, irá alterar o PH da solução, tornando-a muito ácida e prejudicial de forma corrosiva a todo sistema.
VOCÊ SABIA QUE APROXIMADAMENTE 40% DOS PROBLEMAS NO MOTOR SÃO ORIGINADOS NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
A manutenção incorreta deste sistema pode trazer prejuízos significativos ao motor do seu veículo, como: Perda de potência; Aumento do consumo; Maior gasto com manutenção; Redução da vida útil do motor.
PRINCIPAIS PROBLEMAS DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO:
- CORROSÃO OXIDAÇÃO: Desgaste sofrido pela decomposição dos componentes metálicos ao utilizar produtos de má qualidade ou somente água no sistema.
- CAVITAÇÃO: Bolhas de vapor que estouram próximas das paredes do sistema de arrefecimento, quando há queda repentina de pressão no fluxo do líquido, danificando a camisa e a bomba d'água.
- ELETRÓLISE: Corrosão gerada por fuga de corrente elétrica no sistema de arrefecimento.
- FORMAÇÃO DE ESPUMA: Impede que o líquido circule por pontos críticos e dificulta o processo de resfriamento do motor.
- DEPÓSITO DE SÓLIDOS: Ocorre pelo uso de produtos de má qualidade ou ao utilizar somente água no sistema de arrefecimento. Provoca obstruções e dificulta o resfriamento do motor.
IMPORTANTE: Utilize sempre fluídos originais e adequados para seu veículo, para garantir a proteção, qualidade e desempenho que seu motor exige.
Diferenciais
Empresa fundada em 16 de outubro de 2006
Serviços agendados previamente
Atendimento emergencial de veículo com pane, para clientes cadastrados
Bom atendimento
Diagnóstico Correto
Qualidade das peças que utilizamos
Preço justo e rapidez
Temos serviço leve e traz programado, para um raio de até 3 km de distância
Obtemos a confiabilidade e a fidelidade de nossos clientes
Fazemos a revisão do seu carro seguindo o manual do veículo.
Covid-19: Estamos empenhados a garantir a segurança, de forma rigorosa e totalmente alinhada com as recomendações da OMS.